A Acte, do Paraguai, encomendou 10 configurações de turbinas da Aurelia para utilizar combustível produzido a partir de resíduos através da gaseificação no Brasil. A Acte, pioneira no campo da recuperação de calor de turbinas a gás, montará nove unidades iA400 de um total de dez unidades no Paraguai, utilizando seus componentes fornecidos. A Acte venderá e usará as unidades no Brasil.
Essas turbinas serão usadas em processos de conversão de resíduos em energia (WtE). WtE é o processo de geração de energia a partir do tratamento primário de resíduos ou do processamento de resíduos em uma fonte de combustível e gaseificação térmica de resíduos sólidos, que produz um produto gasoso e rico em combustível.
A Acte explora a flexibilidade de combustível das turbinas, pois o gás proveniente de resíduos será usado como combustível nas turbinas. A turbina é modular e projetada para utilizar uma ampla gama de combustíveis, desde combustíveis líquidos e gasosos padrão até hidrogênio, biogás, biodiesel, gases de flare e até mesmo gases sintéticos e recuperados.
"A gaseificação de resíduos é um processo complexo e sensível e obter um estado adequado do gás. As propriedades físicas e químicas do gás, como o conteúdo energético, composição do gás e impurezas, variam ao longo do tempo. Nosso objetivo desde o início tem sido desenvolver turbinas que possam lidar com mudanças na qualidade do gás", diz Tony Hynes, CEO da Aurelia Turbines.
As configurações de pequenas turbinas a gás da Aurelia fornecem 400 kWe com uma eficiência elétrica superior a 40%. O design da turbina é um ciclo de turbina a gás patenteado de dois carretéis, interresfriado e recuperado (IRG2).
Os produtos da Aurelia Turbines já estão sendo usados em todo o mundo para gerar energia e calor a partir de resíduos. Em todos os casos, os resíduos são gasificados, após o que as turbinas projetadas pela Aurelia são capazes de gerar energia a partir do gás produzido.
Para a Aurelia Turbines, sediada em Lappeenranta, Finlândia, a encomenda significa entrar em um grande mercado sul-americano com sua tecnologia de ponta. Na América Latina, a Acte, registrada no Paraguai, atuará tanto como distribuidora quanto integradora. Além de vender e alugar, a Acte também fornecerá aos seus clientes energia como um serviço.
"Para a Acte, o Brasil e outros países sul-americanos oferecem um potencial significativo. Vemos nosso negócio crescendo rapidamente com a Aurelia Turbines", diz o Sr. Roque Versolato, Presidente da Acte.